Anúncios
É possível encontrar vagas de emprego para recepcionista em todas as regiões do Brasil. Portanto, essa é uma profissão comum, mas de grande importância nos mais diversos setores do mercado de trabalho.
As vagas de emprego para recepcionista não exigem formação específica em um primeiro momento. Contudo, dependendo do empregador, essas oportunidades de trabalho podem esperar especialidades e graduações.
Vamos apresentar as principais características das vagas de emprego para recepcionista. Depois de entender quais são as funções e obrigações dos profissionais que trabalham como recepcionistas, você conhecerá as principais plataformas para se candidatar a oportunidades de emprego.
Anúncios
Como são as vagas de emprego para recepcionista?

Primeiramente, o mercado de trabalho é um ambiente competitivo e que oferece diferentes oportunidades. Dessa forma, é importante que você entenda como são as vagas para as quais pretende se candidatar antes de enviar seu currículo.
As vagas de emprego para recepcionista sempre aparecem em plataformas que conectam candidatos e empregadores. Existem muitas pessoas dispostas a trabalharem nesse cargo, mas é fundamental entender quais são as funções e habilidades necessárias para se tornar um recepcionista.
Anúncios
Recepcionistas trabalham principalmente atendendo o público em estabelecimentos diversos. Sendo assim, é indispensável ter boa comunicação e gostar de trabalhar diretamente com o público.
Entre as principais atribuições de um recepcionista, destacamos a responsabilidade de servir como o primeiro ponto de contato entre a empresa e o cliente. Também cabe a esse profissional a função de apresentar, orientar, acolher e encaminhar os clientes.
Muitos estabelecimentos diferentes contratam recepcionistas para desempenhar essa função tão importante. Neste cenário, é possível desenvolver uma carreira com foco em atendimento e recepção, com potencial de crescimento dentro da empresa.
É fundamental saber que recepcionista e atendente não é a mesma profissão. Diversas pessoas confundem as duas profissões pois elas possuem algumas similaridades, mas destacamos que os recepcionistas são os responsáveis pelo primeiro contato, enquanto os atendentes possuem funções mais amplas.
A diferença de atribuições das funções de recepcionista e atendente poderá mudar de acordo com o setor, empresa e outros fatores. Vamos apresentar tudo o que você precisa saber para começar sua carreira como recepcionista e encontrar as vagas ideais para seu perfil.
Principais funções
Para se tornar um recepcionista de destaque no mercado de trabalho, você terá que ter domínio sobre as funções desse cargo. Em primeiro lugar, os recepcionistas devem se mostrar simpáticos, ternos, compreensivos ao receber os clientes da empresa.
Cabe aos recepcionistas estarem atentos aos seus arredores e identificarem a chegada dos clientes. Além disso, esse é um cargo que demanda comunicação clara e objetiva, ou seja, é necessário a habilidade de passar instruções de forma fácil de entender e sempre estar disposto a ouvir as dúvidas dos clientes.
Outra atribuição deste cargo é o atendimento de ligações telefônicas, tanto internas quanto externas. O suporte para atividades administrativas básicas também é comum, assim como a administração de agendas e horários para visitas e reuniões.
Recepcionistas também podem ficar responsáveis por agendar compromissos, organizar a área da recepção, gerenciar correspondência e auxiliar no caso de situações emergenciais, além de outras funções que podem variar de acordo com a vaga.
Empregadores
Como dito anteriormente, o cargo de recepcionista existe em diferentes setores do mercado de trabalho. Desse modo, você poderá encontrar uma vaga desse tipo em um grande número de empresas com focos em segmentos distintos, aumentando assim as oportunidades disponíveis.
É possível encontrar recepcionistas em consultórios, hotéis, condomínios, na entrada de empresas e em muitos outros ambientes. Muitas das vagas em aberto no mercado para essa função demandam experiência, mas geralmente não é necessário ter trabalhado anteriormente como recepcionista em uma empresa do mesmo segmento.
No caso de hotéis, resorts e pousadas, o recepcionista será o responsável pelos check-ins e check-outs. Por sua vez, a recepção é uma das áreas mais importantes de clínicas, postos de saúde e hospitais, por exemplo, com centenas de pessoas precisando de seus serviços diariamente.
Formação para recepcionista

Uma dúvida muito comum entre os candidatos que buscam por vagas de emprego para recepcionista é a escolaridade exigida para o cargo. Portanto, tenha em mente que, em um primeiro momento, um recepcionista precisa do diploma do ensino médio e de habilidades de organização, atendimento e comunicação.
Entretanto, alguns cursos específicos poderão contribuir para que você se destaque em meio a outros candidatos. Para recepcionistas, cursos com foco em informática básica, atendimento ao cliente e conhecimentos administrativos poderão fazer a diferença.
Vale destacar que a experiência possui um grande valor nesta área do mercado de trabalho que lida com vagas de emprego nível médio. Sendo assim, estágios ou empregos anteriores que envolvem atendimento ao público geralmente surgem como requisitos cruciais para a contratação de recepcionistas.
Onde encontrar vagas de emprego para recepcionista?
Atualmente, é possível encontrar vagas de emprego sem sair de casa. Isso porque a internet funciona como uma ponte entre empregadores e candidatos em todo o Brasil, com plataformas criadas com o foco de ajudar as pessoas a entrarem e se desenvolverem no mercado de trabalho.
Primeiramente, o Linkedin funciona como uma rede social para o mercado de trabalho. Dessa maneira, você pode se conectar a outros profissionais da sua área, empresas, acompanhar postagens sobre o ambiente corporativo, se candidatar para vagas e muito mais.
Diversas empresas, principalmente nas grandes capitais, já mudaram seu processo seletivo para contratar novos colaboradores para um modelo 100% online. Além do Linkedin, outra plataforma com grande tradição entre os empregadores e profissionais é o Vagas.Com.
Essa é uma plataforma onde você pode entrar em contato com recrutadores e se destacar através de um perfil bem construído. Além disso, a Vagas.Com oferece opções de assinatura que vão te ajudar a ter prioridade na hora de seleções e recrutamentos para vagas que te interessam.
Com a popularização das plataformas de vagas, é importante manter perfis sempre atualizados e buscar as conexões certas para sua área. Uma dica fundamental é logar com frequência em seus perfis e interagir com outros profissionais e empregadores para fortalecer sua rede de contatos.
Conclusão sobre vagas de emprego para recepcionista
Assim que você encontrar e se candidatar para vagas de emprego para recepcionista, será necessário passar por um processo seletivo. Essa etapa deve envolver uma entrevista e, em alguns casos, dinâmicas e atividades práticas.
Agora que você conhece as funções e responsabilidades de um recepcionista, ficará mais fácil se preparar para o mercado de trabalho. Dessa forma, esse cargo é atrativo principalmente para pessoas comunicativas.
Não é necessário ter formação de nível superior para atuar nesse cargo e diversos setores diferentes contratam recepcionistas. Contudo, a experiência no mercado de trabalho e cursos que ajudam a desenvolver habilidades específicas têm grande valor nessa área.
